top of page
Buscar

Semana de Justiça Restaurativa ocorrerá de 20 a 26 de novembro; veja detalhes



A Semana Restaurativa 2022 ocorrerá entre os dias 20 e 26 de novembro. Realizado internacionalmente, o evento tem como principal objetivo a difusão de práticas dialogais que promovam a justiça restaurativa no Brasil.


O evento é promovido pela Escola Superior de Magistratura (Ajuris), Instituto Terre des Hommes Brasil (TDH) e Círculos em Movimento – Construindo Comunidades Escolares Restaurativas, e conta ainda com um amplo conjunto de parceiros institucionais, da sociedade civil, profissionais e voluntários com atuação na área.


Na programação, estão incluídas conferências, fóruns e formações gratuitas em diversos pontos do País. Para conferir, basta acessar https://www.circulosemmovimento.org.br/semanarestaurativaprogramacao. Dúvidas também podem ser esclarecidas por meio do telefone (85) 98857.0927.


Sobre

O movimento tem origem internacional, e surgiu no sistema penitenciário da Inglaterra, em 1976, sob o nome Semana do Presidiário. Ainda no mesmo ano, , foi incorporada no serviço penitenciário do Canadá, sendo chamada de Semana da Justiça Restaurativa, o que estimulou a organização e replicação em diversos países.

No Brasil, a primeira edição do evento articulado em âmbito nacional ocorreu em 2015, por iniciativa da Associação dos Magistrados Brasileiros, em comemoração do 10º aniversário da introdução oficial da Justiça Restaurativa no país. A ocasião foi celebrada com a presença do “avô da Justiça Restaurativa”, o professor norte americano Howard Zehr.

A proposta de uma articulação nacional foi retomada em 2020 pela plataforma Círculos em Movimento e seus apoiadores, e neste ano está sendo retomada com o tema “Pela Justiça Restaurativa na Educação”, visando estimular o compartilhamento das programações locais, mas também da difusão nas redes sociais de conteúdos abrangendo depoimentos, mensagens de apoio, relatos de experiências, de casos, notícias de ações e projetos, e tudo mais que possa dar visibilidade ao que tem sido feito e que possa estimular a mais ampla difusão dessas práticas nas escolas.

bottom of page